Sua programação

A programação pode sofrer alterações até a data do evento. Você poderá modificar a sua grade após o pagamento da taxa de inscrição mediante disponibilidade de vagas. Sempre que uma palestra estiver esgotada esta informação aparecerá nesta página automaticamente.


Segunda, 19 de agosto - 9h às 9h15


Abertura
Boas-vindas e apresentação da pesquisa inédita sobre perfil dos jornalistas de educação

Sobre o Palestrante

Antônio Gois - Presidente da Jeduca e colunista de educação do jornal O Globo

Colunista de educação do jornal O Globo. Cobre o tema desde 1996. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade de Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, com reportagens sobre educação. Autor do livro “Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil”, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo.

Segunda, 19 de agosto - 9h15 às 10h15


O novo ambiente do jornalismo
O trabalho do jornalista em um ambiente político polarizado e hostil aos profissionais (e os desafios de se diversificar as Redações)

Sobre os Palestrantes

Paula Cesarino Costa - Jornalista e editora de diversidade da Folha de S.Paulo

Jornalista. Editora de Diversidade da Folha de S. Paulo, desde de maio de 2019. Foi ombudsman do jornal por 3 anos (2016-2019). Na Folha desde 1987, exerceu diferentes funções. Foi secretária de Redação, diretora da sucursal do Rio de Janeiro, editora de Política, de Negócios e de Especiais, além de coordenar o Programa de Treinamento. Fez pós-graduação em documentário na FGV-RJ.

Jose Roberto de Toledo - Editor-executivo da piauí (site), foi repórter e colunista de política na Folha e no Estado de S. Paulo e presidente da Abraji

Antônio Gois (Mediador) - Presidente da Jeduca e colunista de educação do jornal O Globo

Colunista de educação do jornal O Globo. Cobre o tema desde 1996. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade de Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, com reportagens sobre educação. Autor do livro “Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil”, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo.

Segunda, 19 de agosto - 10h15 às 11h15


Como as informações, falsas ou verdadeiras, nascem e se espalham hoje
O que o jornalista profissional deve saber para competir com as novas formas de circulação de informações (e o que fazer para melhorar o cenário)

Sobre os Palestrantes

Pablo Ortellado - Professor de Gestão de Políticas Públicas na EACH-USP, coordenador do Monitor do debate político no meio digital e colunista da Folha de S.Paulo

Tomás Durán Becerra - Diretor de pesquisa da Universidade CUN (Corporação Unificada Nacional de Educação Superior) da Colômbia

Doutor em jornalismo e comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Trabalhou como pesquisador em diferentes estudos para a União Europeia sobre questões de educação midiática e pluralismo da mídia. Sua ênfase na pesquisa está relacionada à educação midiática, às políticas de tecnologia de comunicação e ao uso crítico da informação. Atualmente é diretor de pesquisa da Universidade CUN na Colômbia e membro associado da rede Unesco-UNAoC em Milid (Media and Information Literacy e Intercultural Dialogue).

Vera Magalhães (Mediadora) - Jornalista. Colunista do jornal "O Estado de S.Paulo" e da rádio Jovem Pan e editora do site @brdezoito

Segunda, 19 de agosto - 11h45 às 13h


A visão do novo Congresso sobre educação
Quatro deputados (diferentes partidos, diferentes perfis) falando sobre pautas educacionais que passarão pelo Congresso

Sobre os Palestrantes

Tabata Amaral (PDT-SP) - Deputada Federal

Tem 25 anos, é ativista pela educação, cientista política, astrofísica e deputada federal por São Paulo. Formada em Harvard, criou o Mapa Educação e é cofundadora do Movimento Acredito.

Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) - Deputado Federal

Advogado, professor, mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Presidente do Instituto Teotônio Vilela. O deputado está em seu segundo mandato.

Caroline de Toni (PSL-SC) - Deputada Federal

Rosa Neide (PT-MT) - Deputada Federal

Baiana do Município de Amargosa, é a única mulher eleita deputada federal pelo estado de Mato Grosso. Professora formada em pedagogia e Mestre em Educação pela UFMT, ocupou o cargo de secretária Adjunta de Políticas Educacionais, secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Presidente da associação Mato-Grossense de Professores. É coordenadora adjunta do núcleo educação da bancada do PT na Câmara e coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação.

Paulo Saldanã (Mediador) - Diretor da Jeduca e repórter de educação da Folha de S.Paulo

Repórter de educação do jornal Folha de S.Paulo desde março de 2016. Antes, trabalhou por mais de 6 anos em O Estado de S. Paulo como setorista do tema. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e estudou Letras na USP. Recebeu dez prêmios de jornalismo com reportagens sobre educação, entre eles a categoria principal do Esso, prêmios Estado, Folha e CNI.

Segunda, 19 de agosto - 14h30 às 15h45


A universidade em tempos de conflito
Um debate sobre as propostas do MEC para o ensino superior e sobre como as universidades públicas estão enfrentando o crescente clima de hostilidade por parte de alguns setores da sociedade

Sobre os Palestrantes

Denise Pires de Carvalho - Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, Livre Docente em Fisiologia e Biofísica pela USP e Pesquisadora 1B do CNPq. Foi Diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (2010-2013) e Presidente da Latin American Thyroid Society (2013-2017).

Vahan Agopyan - reitor da Universidade de São Paulo (USP)

Flavia Calé - Presidente da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos)

Graduada em História pela UFRJ e mestranda em História Econômica na FFLCH-USP. É presidente da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) e sua atuação na associação tem se dado no sentido de ampliar as mobilizações em defesa da educação e da ciência.

Arnaldo Barbosa de Lima Júnior - Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação

Graduado em Economia Internacional e Comércio Exterior, pela University of Central Oklahoma (EUA). Foi secretário-adjunto de Política Econômica e Coordenador-Geral de Políticas Sociais do Ministério da Fazenda; diretor de Assuntos Fiscais e assessor especial do ministro no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Mônica Weinberg (Mediadora) - Editora-executiva e chefe da sucursal da Veja no Rio de Janeiro

Editora-executiva e chefe da sucursal da Veja no Rio de Janeiro, e responsável pela cobertura de educação. Está há 20 anos na revista

Segunda, 19 de agosto - 15h45 às 16h


Visão do jornalista que cresceu na periferia sobre a cobertura da imprensa
__

Sobre o Palestrante

Vagner de Alencar - Codiretor da Agência Mural

É jornalista pelo Mackenzie e doutorando em Educação pela PUC. É codiretor da Agência Mural, autor do livro “Cidade do Paraíso - Há vida na maior favela de São Paulo” e vencedor do “3º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão”

Segunda, 19 de agosto - 16h40 às 18h


A escola em tempos de conflito
Diretores e professores de escolas públicas e privadas contam como a polarização política e temas como o Escola Sem Partido afetam o cotidiano das escolas

Sobre os Palestrantes

Esther Carvalho - Diretora-geral do Colégio Rio Branco.

Mestranda em Currículo e Tecnologia pela PUC-SP e especialista em Tecnologias Educacionais. Participa de programas na Universidade de Harvard e mantém contato com sistemas educacionais de diversos países, em especial, a Finlândia.

Luana Tolentino - Professora universitária

Mestra em Educação pela UFOP. Atuou como professora de História em escolas públicas da periferia de Belo Horizonte e da região metropolitana. Atualmente é professora universitária. É autora do livro Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula, lançado em 2018 pela Mazza Edições.

Wellington Pereira - professor em Goiás

Professor da SEDUCE de Goiás, graduado em Geografia pela UEG e pós-graduado em Docência Universitária pela FABEC, trabalhou no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no Colégio Professor Adalberto Sobrinho de Souza, no Colégio Américo Antunes (atual Colégio Militar) e atualmente trabalha no Colégio Presidente Costa e Silva.

Paula Ferreira (Mediadora) - repórter de Educação do Jornal O Globo

Repórter de Educação do Jornal O Globo e atuou também na cobertura de Política. Em 2015, a jornalista venceu o Prêmio Esso na categoria Educação com a série "Educar em áreas de conflito" e, atualmente, é mestranda de Produção de Conteúdos Digitais na UFRJ.

Segunda, 19 de agosto - 16h40 às 18h40


Aprenda como tirar proveito das redes sociais para sua apuração
Trabalhando com Workbench - coleta e análise de dados com facilidade, sem programação

Sobre o Palestrante

Sérgio Spagnuolo - Volt Data Lab e Abraji

Jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP e colaborador do portal de checagem Aos Fatos. É membro do conselho da Abraji desde 2018. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York.


Tire proveito da LAI para suas matérias de educação
Você já utilizou a lei de acesso à informação? Esta oficina vai mostrar técnicas de como fazer perguntas melhores e até encontrar bases de dados existentes para ajudar nas pautas de educação. Oficina realizada pelo Fiquem Sabendo, agência de dados públicos independente.

Sobre os Palestrantes

Luiz Fernando Toledo - TV Globo e Fiquem Sabendo

Vice-presidente do Fiquem Sabendo e produtor de dados dos jornais paulistas da TV Globo (SPTV e Bom dia São Paulo), mestrando em administração pública da FGV-SP e criador da newsletter Don't LAI To Me, a primeira no Brasil a tratar sobre Lei de Acesso à Informação. Foi, por 5 anos, repórter do Estadão e integrou o Estadão Dados.

Leo Arcoverde - Globonews e Fiquem Sabendo

Produtor de reportagem na GloboNews e fundador e editor-chefe do site de jornalismo de dados Fiquem Sabendo, agência de dados públicos especializada na Lei de Acesso à Informação.

Maria Vitoria Ramos - Diretora financeira do Fiquem Sabendo

É Diretora Executiva do Fiquem Sabendo e Chicas Poderosas fellow. Foi repórter da Ponte Jornalismo, colaboradora do Jornalistas Livres e estagiária da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Já escreveu para Carta Capital.

Fabiana Cambricoli - repórter do Estadão e conselheira do Fiquem Sabendo

Jornalista formada pela ECA-USP e mestra em Saúde Pública também pela USP. É repórter do Estadão, especializada em cobertura de saúde pública e políticas públicas. Integra o conselho consultivo do Fiquem Sabendo. Em 2017, foi fellow do International Center for Journalists (ICFJ).


Financiamento: o que vai mudar e onde encontrar os dados? O novo Fundeb
Entenda como funciona o financiamento público da educação básica no Brasil e qual é o papel do Fundeb para a garantia da oferta e da qualidade do ensino

Sobre os Palestrantes

Binho Marques - Consultor em Educação

Ex-governador e vice-governador do Acre, foi secretário de Educação do Estado e ocupou o mesmo cargo na capital, Rio Branco. Foi secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC

Victor Vieira (Mediador) - Editor assistente do jornal O Estado de S. Paulo

Editor assistente do caderno Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo desde 2017, com experiência na cobertura educacional pelo mesmo veículo. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de Sevilha (Espanha). É autor dos guias Jeduca "Educação em Pauta nas Redações" e "Financiamento da Educação Básica".

Terça, 20 de agosto - 9h às 10h15


Governo x jornalismo: a cobertura do MEC
Em meio a diversas polêmicas, educação foi um dos principais assuntos no início do governo Bolsonaro. Repórteres de educação e de política discutem como tem sido essa cobertura e se o tema seguirá em destaque nesta gestão

Sobre os Palestrantes

Eliane Cantanhêde - Colunista do Estado de São Paulo e comentarista da GloboNews

Caio Junqueira - Repórter da revista Crusoé

Formado em direito e jornalismo pela PUC-SP. Trabalha na cobertura política há 16 anos, dos quais 10 em Brasília. Começou a carreira como trainee da Folha em 2003 e depois ficou oito anos no Valor Econômico, por onde foi transferido para Brasília. Em 2013, assumiu a coordenação de política da sucursal do Estadão em Brasília, onde ficou até voltar para a reportagem no início de 2018 pela revista Crusoé.

Hugo Passarelli - repórter do Valor Econômico

Formado em jornalismo pela Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela BM&FBovespa, hoje B3. Possui dez anos de experiência na cobertura de economia e finanças. No Valor Econômico, escreve sobre macroeconomia e educação.

Renata Cafardo (Mediadora) - Repórter especial e colunista do O Estado de S. Paulo

Repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. É também autora do livro O Roubo do Enem, da Editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias de educação, e por todos os telejornais diários. Em 2016/2017 foi colaboradora da Folha de S. Paulo em Nova York e cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia. É vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, Estado, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista do Esso.

Terça, 20 de agosto - 10h15 às 11h15


O jornalismo de educação na era Trump
A evolução da cobertura de educação nos EUA e quais as melhores formas de cobrir governos disruptivos

Sobre os Palestrantes

LynNell Hancock - Professora da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia (EUA)

É professora da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia (EUA) desde 1993, escritora e repórter de educação. Já contribuiu com The New York Times e Columbia Journalism Review, além de ter trabalhado na Newsweek, The Village Voice e New York Daily, cobrindo temas nacionais e locais em educação nos EUA. É autora do livro "Hands to Work: The Stories of Three Families Racing the Welfare Clock" e diretora da Spencer Fellowship for Education Journalism, programa que apoia jornalistas a estudarem na Columbia para produzirem trabalhos especiais em jornalismo de educação.

Fábio Takahashi (Mediador) - Vice-presidente da Jeduca e editor do DeltaFolha (grupo de jornalismo de dados da Folha de S. Paulo)

Cobre educação desde 2003, na Folha de S. Paulo. Começou como repórter e, desde julho de 2017, acumula a cobertura do tema com o posto de editor do grupo de jornalismo de dados do veículo. Participou da equipe que criou o RUF - Ranking Universitário Folha. Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, foi membro da Spencer Fellowship, programa de jornalismo de educação na Universidade Colúmbia (EUA)

Terça, 20 de agosto - 11h45 às 12h45


Alfabetização na prática: como trabalham os professores
Professores e professoras de redes distintas mostram como é, na vida real, o processo de alfabetização das crianças em suas cidades

Sobre os Palestrantes

Ticiane Maria de Souza Silva (Sobral-CE) - professora e diretora de um Centro de Educação Infantil de Sobral (CE).

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), especialista em Gestão Escolar e em Educação Infantil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Municipal de Sobral (CE) e professora visitante do Plano Nacional de Formação de Professores, pela UVA.Tem experiência como coordenadora pedagógica e diretora de escola de ensino fundamental. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Sobral. Atualmente está na direção de um Centro de Educação Infantil e faz parte do Grupo de trabalho da Proposta Pedagógica da Educação Infantil de Sobral.

Mirlene Barcelos (Lagoa Santa-MG) - Professora alfabetizadora

Envolvida com a alfabetização de crianças há quase 30 anos, Mirlene Barcelos construiu sua vida ensinando alunos da rede pública municipal de Lagoa Santa, em Minas Gerais, a ler e escrever. Há seis anos, participa do Núcleo de Alfabetização e Letramento, orientado pela professora emérita da UFMG, Magda Soares. Recentemente, colheu um de seus melhores resultados: o avanço de quase 30 crianças pré-silábicas para silábicas alfabetizadas em um prazo de 3 meses.

Ana Carolina Moreno (Mediadora) - repórter do G1

Repórter de Educação do G1 desde 2011, com foco na cobertura de políticas públicas nacionais, orçamento público e jornalismo guiado por dados. Já venceu o prêmio Andifes em 2015 e 2016 e é finalista do prêmio Impa 2019.

Terça, 20 de agosto - 12h45 às 13h


A visão do estudante sobre a cobertura da imprensa
__

Sobre o Palestrante

Julia Farias - Tem 17 anos, trabalha em uma startup e vai fazer as provas do Enem deste ano

Em 2019, quando estava na última série do Ensino Médio na ETEC Prof André Bogasian, foi selecionada para participar do programa de bolsa de jornalismo Acontece na Escola, da Agência Mural, no qual estudantes de escolas públicas produziram conteúdo jornalístico sobre temas do cotidiano escolar. A reportagem de Julia foi sobre a reforma do Ensino Médio.

Terça, 20 de agosto - 14h30 às 15h30


Novas formas de mostrar nosso trabalho e a ascensão do podcast
O que tem surgido de novas formas de produção e de distribuição de materiais jornalísticos? Esta mesa aborda esse tema e também conta a experiência do Café da Manhã, um dos principais podcasts do país.

Sobre os Palestrantes

Samaruddin “Sam” Stewart (EUA) - __

Jornalista independente e especialista em tecnologia de mídia da Califórnia. É gerente de projetos do Programa de Treinamentos SPJ, em parceria com a Google News Initiative, que já treinou mais de 20 mil jornalistas nos EUA nos últimos dois anos. É também Franklin Fellow do Departamento de Estado, atuando como especialista em mídia. Foi selecionado pela Knight Foundation para receber o Prototype Grant, por seu trabalho inovador em verificação de conteúdo visual para o jornalismo, e pela Universidade de Stanford, como John S. Knight Journalism Fellow, onde conduziu pesquisas sobre formas de combater a desinformação por meio da tecnologia. Trabalhou no AOL notícias, Agência France-Presse e The Arizona Republic como editor e/ou diretor.

Magê Flores - Apresentadora do podcast Café da Manhã na Folha de S.Paulo

Jornalista da Folha há seis anos, passou pela Globo News e pela rádio CBN. Se especializou em jornalismo gastronômico e, na Folha, trabalhou no caderno Comida, na revista sãopaulo e na primeira página. Desde janeiro, apresenta o podcast Café da Manhã.

Leandro Beguoci (Mediador) - Diretor editorial e de produtos da Nova Escola

Diretor editorial e de produtos da Nova Escola. Antes, trabalho na Folha, Editora Abril e iG. É mestre pela London School of Economics.

Terça, 20 de agosto - 15h30 às 15h45


A visão do educador sobre a cobertura da imprensa
Vice-diretora da Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP), local que protagonizou uma tragédia que resultou na morte de sete alunos e funcionários em março deste ano, fala sobre a cobertura da imprensa do massacre.

Sobre os Palestrantes

Lilian Keli Guilherme de Lima - vice-diretora EE Professor Raul Brasil (Suzano - SP)

Vice-diretora na Escola Estadual Raul Brasil (Suzano-SP). Formada em Letras pela Universidade de Guarulhos, Pedagogia pela Uninove e pós-graduada em Gestão do Currículo pela USP. Iniciou no magistério em 2004, lecionou na Escola Estadual Professora Jandyra Coutinho (Suzano-SP), e atuou na sala de leitura e na coordenação pedagógica do ensino médio da Raul Brasil.

Sandra Perez - Professora da E.E. Professor Raul Brasil

Professora efetiva do Estado de São Paulo há trinta anos. Por 10 anos, lecionou na E. E. Prof. Tokuzo Terazaki e, desde de 2000, na E. E. Prof. Raul Brasil, ambas em Suzano. Sua prática é em Língua Portuguesa para nonos anos do E. F. e terceiros anos do E.M. Tem formação em Magistério pela escola pública, Letras (Universidade Braz Cubas), Pedagogia (Uninove) e Pós-Graduação em Gramática (Unicamp, projeto Redefor)

Terça, 20 de agosto - 16h15 às 17h15


Como anda a implementação da BNCC e a Reforma do Ensino Médio
Como está acontecendo, nas salas de aula e nas redes de ensino, a implementação prática da BNCC e da reforma do ensino médio?

Sobre os Palestrantes

Fred Amâncio - Secretário de Educação do Estado de Pernambuco

Formado em Administração pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela FGV-SP e, MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV-RJ. Atuou por 15 anos na Sefaz, exerceu diversas funções e cargos, como chefe de fiscalização de combustíveis, coordenador de planejamento e acompanhamento e, ainda, diretor de legislação e tributação. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Antes de assumir a Secretaria de Educação, exerceu a função de secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco.

Adriana de Cássia Moreira - Professora da EMEF Dr José Dias da Silveira (São Paulo-SP)

Graduada e mestre em Letras pela USP. Atua como professora na educação básica nas redes públicas e no ensino superior privado; como consultora para educação, cultura, juventude e Direitos Humanos; mediadora em formação de professores de ensino de língua portuguesa, educação em direitos humanos e das leis 10.639/03 e 11.645/08. Trabalhou na construção e coordenação de cursinhos populares.

Paulo de Camargo (Mediador) - Jornalista, consultor de Educação e gestão educacional

Jornalista e mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo. Consultor de Educação e gestão educacional, colabora com a revista Educatrix e integra a equipe do Anuário Brasileiro da Educação Básica (publicado pelo Todos Pela Educação e Editora Moderna). Realiza em São Paulo e Rio de Janeiro o Projeto Devir, dirigido a líderes escolares.

Katia Stocco Smole - Diretora do Instituto Reúna e do grupo Mathema

Diretora do Instituto Reúna e do grupo Mathema, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação) e ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, Katia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação, onde atuou com a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, a aprovação da etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular, e ações em regime de colaboração com Consed e Undime para a elaboração dos currículos referenciais a partir da BNCC. Membro do Movimento pela Base (BNCC - Base Nacional Comum Curricular), é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP, fez licenciatura e bacharelado em Matemática pela FFCL de Moema e cursos de aperfeiçoamento e especialização em Matemática no IME/USP.

Terça, 20 de agosto - 16h15 às 18h15


Educação midiática - O papel da educação no combate às "fake news"
O que é educação midiática e como os jornalistas podem contribuir no combate às fake news. Oficina realizada pelo Instituto Palavra Aberta.

Sobre os Palestrantes

Daniela Costa - __

Doutora em Educação: Currículo e mestre em Comunicação e Semiótica, ambos pela PUC-SP. Pesquisadora das áreas de linguagem, tecnologias e educação, atualmente coordena a pesquisa TIC Educação, sobre o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias por alunos e professores em escolas de Educação Básica. A pesquisa é realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) no Brasil.

Daniela Machado - __

Daniela Machado é jornalista com especialização em Economia, é corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. Tem experiência de 20 anos como repórter e editora em grandes veículos de comunicação e é fundadora do reZOOM - plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação.

Patricia Blanco - __

Relações Públicas, com pós-graduação em Marketing, atua na área de Comunicação e Relações Governamentais desde 1990. Integra a Comissão Permanente de Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, o Conselho de Comunicação Social do Congresso e o Conselho de Ética do Conar.

Kelli Angelini - Advogada atuante na área de Direito Digital

Advogada atuante na área de Direito Digital. Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Gerente do jurídico do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br - NIC.br e do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2002. Autora dos Guias Internet com Responsa - cuidados e responsabilidades no uso da Internet para pais, educadores e adolescentes com temas sobre Bullying e Cyberbullying, liberdade de expressão e violação da intimidade na Internet. Palestrante em escolas públicas e privadas sobre temas ligados ao uso da Internet por crianças e adolescentes.


Onde achar dados sobre educação
Nesta oficina serão apresentadas diferentes plataformas de fácil acesso para consultar rapidamente dados educacionais.

Sobre o Palestrante

Antônio Gois - Presidente da Jeduca e colunista de educação do jornal O Globo

Colunista de educação do jornal O Globo. Cobre o tema desde 1996. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade de Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, com reportagens sobre educação. Autor do livro “Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil”, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo.


Onde achar informações relevantes nas plataformas do Google
Conheça as diferentes ferramentas gratuitas da empresa que podem ajudar na apuração em reportagens de educação

Sobre o Palestrante

Marco Túlio Pires - Google


Empreendedorismo no Jornalismo
Apresentação de cases

Sobre os Palestrantes

Cíntia Gomes (mediadora) - editora de comunicação organizacional da Agência Mural

Jornalista, cofundadora, editora e correspondente do Jardim Ângela na Agência Mural de Jornalismo das Periferias. É também uma das cofundadoras do coletivo Nós, mulheres da periferia. Trabalhou na comunicação do Instituto Paulo Freire, foi repórter da Revista Ocas, revisora e diagramadora do livro “Um Batuque Memorável no Samba Paulistano" e produziu o documentário “Três Esquinas: A rua é um palco". Fez assessoria de imprensa nas áreas de cultura, educação e terceiro setor.

Giuliana Bianconi - Jornalista e diretora da Gênero e Número

Jornalista formada pela UFPE, pós-graduada em Política e Relações Internacionais e acumula cursos de aperfeiçoamento nas áreas Digital e de Planejamento. Em 2016, fundou a Gênero e Número, a primeira organização de mídia orientada por dados com foco em gênero da América Latina. Antes disso, acumulou experiência como repórter em jornais diários como Folha de S.Paulo e Diário de Pernambuco e como colaboradora de revistas de circulação nacional. Trabalhou na Edelman Significa e para fundações e institutos no Terceiro Setor, como Instituto EducaDigital, Fundação Ford e Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Carol Monteiro - Jornalista, professora e presidente do Conselho Diretor do site Marco Zero Conteúdo

Jornalista e especialista em Design da Informação e mestre e doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra (2010). É professora dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou durante 17 anos na redação do Diário de Pernambuco e, hoje, é presidente do Conselho Diretor do site de jornalismo independente e investigativo Marco Zero Conteúdo.

Stéphanie Habrich - diretora executiva do Jornal Joca

Franco-alemã que cresceu no Brasil, é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com mestrado em International Affairs pela Columbia University, em Nova York. Atuou 8 anos no mercado financeiro em NY e no Brasil, em bancos como Deutsche-Bank e BNP Paribas. Fundadora e sócio-diretora da Magia de Ler, organização que produz o Jornal Joca, primeiro e único jornal do Brasil voltado para jovens e crianças.

Ana Magalhães - coordenadora e editora-geral da Repórter Brasil

Jornalista, com pós-graduação em Jornalismo Literário e mestrado em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Madrid. Trabalhou em jornais como Folha de S.Paulo, Agora e O Tempo, e colaborou para as revistas Trip e Época São Paulo, entre outras. Trabalha desde 2015 com o jornalismo independente. Foi uma das fundadoras da revista Calle2 e atualmente é coordenadora e editora-geral da Repórter Brasil. Foi coordenadora do Ruralômetro, projeto finalista do Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.

Terça, 20 de agosto - 17h15 às 18h15


Formação de professores
Quais são os desafios que um professor enfrenta na sala de aula e de que maneira a formação docente pode prepará-los para lidar melhor com eles?

Sobre os Palestrantes

Debora Garofalo - Professora e formadora docente, implementando tecnologias em escolas públicas.

Formada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp, cursando Mestrado em Educação pela PUC-SP. Experiência de 14 anos na da rede Pública de São Paulo, atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II, Médio e em Educação para Jovens e Adultos e em salas multidisciplinares. Atualmente na rede Municipal de Ensino de São Paulo, exercendo o cargo de professora de Educação infantil e Fundamental I, estando designada há 4 anos como professora orientadora de Informática Educativa. É colunista de Tecnologia do site da Revista Nova Escola; de Educação Inovadora no Blog Redes da Editora Moderna; de Direitos Humanos da Rede Peteca.

Elba Siqueira de Sá Barretto - professora e pesquisadora

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo(USP). Professora da Faculdade de Educação da USP; Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi pesquisadora sênior, editora de Cadernos de Pesquisa e Superintende de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas; atualmente é consultora da instituição. Tem experiência na área de Educação e trabalha principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, ensino fundamental, currículo e formação docente.

Gabriella Freire - professora da Escola Municipal Vereador Paulo Barenco, em Magé (RJ)

Tem 22 anos e é professora do ensino fundamental da rede pública no município de Magé - Rj. Atualmente leciona para alunos do 1° ano tento como foco a alfabetização; e é estudante de pedagogia. Iniciou sua carreira profissional aos 19 anos e, recentemente, a sua forma inovadora de aplicar as provas para seus alunos viralizou na internet.

José Brito Cunha (Mediador) - gerente de Distribuição do Canal Futura

Gerente de Distribuição do Canal Futura. Gestor de soluções educacionais e cultura digital na Fundação Roberto Marinho. Jornalista, publicitário e mestre em Ciências Sociais. Integra o Conselho Editorial da Agência Lupa no combate à desinformação.


Patrocínio Master

Fundação Lemann Fundação Telefônica / Vivo
Instituto UNIBANCO ITAÚ BBA Itaú Social

Patrocínio

Editora Moderna Google News Initiative

Apoio

Columbia Journalism School ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo Rio Branco Instituto Palavra Aberta Portal Imprensa
Futura Fiquem Sabendo Embaixada Americana Loures VOLT