Sua programação

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Segunda, 6 de agosto - 09h às 9h30


Eleições 2018: cenário, desafios e possibilidades
Instabilidade política e econômica, polarizações e grande quantidade de candidaturas trazem para as eleiçãos de 2018 um elevado grau de imprevisibilidade. Quais fatores desenham o cenário eleitoral para os jornalistas? Em que condições se dará a cobertura jornalística neste pleito, em comparação com eleições passadas?

Sobre o Palestrante

Marcelo Beraba - -

Diretor da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S.Paulo. Um dos mais experientes jornalistas do país, foi ombudsman da Folha de S.Paulo, é um dos fundadores e foi presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Segunda, 6 de agosto  - 09h30 às 10h30


A educação e o xadrez político e governamental
Gestores educacionais encontram no dia a dia dos governos uma configuração nem sempre confortável. Qual o poder do gestor no sistema educacional e na conformação dos governos? Quais são os desafios para o próximo governo e as oportunidades reais de atuação?

Sobre os Palestrantes

Claudia Costin - -

Coordenadora do Centro de Excelência e Inovação de Políticas Educacionais da FGV. Foi ministra da Administração e Reforma, secretária municipal de Educação do Rio e diretora do Banco Mundial.

Renato Janine Ribeiro - -

Professor titular da USP e docente visitante da Unifesp. Foi ministro da Educação e diretor da Capes.

Segunda, 6 de agosto - 10h50 às 12h15


A educação nas eleições: debate com representantes dos candidatos
Representantes das candidaturas à Presidência da República expõem seus projetos para a educação e o peso que o tema tem em seus respectivos programas de governo.

Sobre o Palestrante

A Confirmar - -

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Segunda, 6 de agosto  - 12h15 às 13h00


Jeduca entrevista: ministro da Educação
Em sabatina com jornalistas, ministro da Educação faz balanço da gestão, fala sobre as perspectivas para o próximo governo e detalha políticas como a Base Nacional Comum Curricular e a reforma do ensino médio.

Sobre o Palestrante

Rossieli Soares da Silva - -

Ministro da Educação desde abril de 2018. Foi secretário de Educação Básica da pasta desde 2016. Foi também secretário de Educação do Estado do Amazonas, além de vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Segunda, 6 de agosto  - 14h30 às 14h50


O que acontece no chão de escola a cada mudança de gestão?
A visão de quem está na sala de aula.

Sobre o Palestrante

Maria do Socorro Braga Reis - -

Licenciada em letras e em computação, mestranda em linguística, leciona na rede estadual há 22 anos e na Escola Estadual Yolanda Chaves (EF e EM) – em Bragança, no Pará - há 12 anos. Foi destaque estadual do Pará, na etapa do ensino médio, na 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil.

Segunda, 6 de agosto  - 14h50 às 15h40


Saga da inclusão: os desafios da universalização da educação
Questões de equidade, gênero, raça e inclusão de alunos com necessidades especiais. Em um país marcado por desigualdades, entender de forma qualificada essas temáticas representa um dos maiores desafios para o jornalismo de educação.

Sobre os Palestrantes

Claudia Werneck - -

Escritora, jornalista e defensora da inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Fundou a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, que trabalha para que leis e políticas públicas se transformem em práticas cotidianas inclusivas, principalmente para a população que tem deficiência e vive na pobreza.

Sandra Unbehaum - -

Socióloga, mestre em Sociologia e doutora em Educação. É pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Raça/Etnia: educação, trabalho e direitos humanos da Fundação Carlos Chagas

Rogério Junqueira - -

Bacharel em Comunicação e doutor em Sociologia. É Pesquisador do Inep e do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB. Compõe o quadro de orientadores do Mestrado em Gênero, Sociedade e Política da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO-Argentina).

Segunda, 6 de agosto  - 15h40 às 16h30


A cobertura de educação nas eleições de países latinos
Três experientes jornalistas de educação da América Latina debatem sobre as experiências na cobertura das eleições em seus países e o papel da educação no debate eleitoral. O que nós brasileiros podemos aproveitar disso tudo?

Sobre os Palestrantes

Sonia del Valle (México) - -

Trabalhou por 15 anos no jornal Reforma, do México, cobrindo Educação. Hoje é diretora de Difusão Educativa do Centro de Cooperação Regional para a Educação de Adultos na América Latina e Caribe (Crefal).

Luciana Vazquez (Argentina) - -

Uma das mais experientes repórteres de educação na Argentina. Trabalha para o jornal La Nacion, e é professora em Letras pela Universidade Nacional de La Plata.

Simon Granjera (Colômbia) - -

Repórter de educação por três anos do jornal El Tiempo (Colômbia), trabalhou anteriormente por dois anos cobrindo o tema na revista SEMANA e foi jornalista no jornal econômico LA REPÚBLICA. Vencedor dos prémios Simón Bolívar e Amway. Promotor da Associação Ibero-Americana de Jornalistas da Educação.

Segunda, 6 de agosto  - 15h40 às 18h30


Fact checking sobre educação - Especial eleições.
Oficina compartilha técnicas, premissas e oportunidades para checagem de dados com a metodologia da Agência Lupa. Atividade exclusiva para jornalistas que produzem conteúdo, associados ou não à Jeduca.

Sobre o Palestrante

Raphael Kapa - -

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Como repórter especializado em educação e política, já trabalhou na Band e no jornal O Globo. Foi vencedor do prêmio ExxonMobil (Esso) na categoria Educação e finalista no prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo.

Segunda, 6 de agosto  - 16h50 às 17h40


Grandes reportagens de educação
Estatísticas que indicam fraudes no Enem, a realidade de escolas públicas no Ceará e uma série de TV sobre educação básica. A educação é campo vasto para grandes reportagens, de formatos distintos. Autores de reportagens que tiveram forte impacto compartilham os bastidores, obstáculos e as técnicas de seus trabalhos.

Sobre os Palestrantes

Daniel Mariani - -

Faz parte do Núcleo de Inteligência da Folha de S. Paulo, grupo que faz matérias com o uso de dados. É formado em ciência biológicas pela USP, trabalhou em estudos com genética e transtornos psiquiátricos no Hospital das Clínicas até 2015 quando foi para o Nexo Jornal fazer jornalismo de dados. Desde o ano passado, está a Folha. É um dos autores da reportagem Estudo Inédito indica alta chance de fraude em mil provas do Enem.

Jéssica Welma - -

Repórter do portal Tribuna do Ceará, formada há 5 anos pela Universidade Federal do Ceará e vencedora do 1º Prêmio Inep de Jornalismo. É uma das autoras da reportagem Vale do Rapadura.

Renato Biazzi - -

Repórter da TV Globo São Paulo há 10 anos formado pela Faculdade Cásper Líbero e com especialização em Relações Internacionais pela FGV. É um dos autores da série sobre educação básica no Jornal Nacional.

Segunda, 6 de agosto  - 17h50 às 18h40


Ensino superior: como o próximo governo pode expandir com qualidade?
O Brasil tem uma das menores taxas de jovens no ensino superior da América Latina, além de engatinhar em termos de inclusão. Como entender os desafios que compreendem expansão, inclusão e a busca de qualidade? Quais normas de regulação e políticas públicas estão em jogo?

Sobre os Palestrantes

Helena Sampaio - -

Professora do Programa de pós-graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde os anos 1990 desenvolve pesquisas sobre o ensino superior no Brasil, em especial sobre o setor privado, e estudos comparados de sistemas de ensino superior. Na Unicamp, é membro fundadora do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES). Desde 2018 integra o conselho do RUF (Ranking Universitário da Folha).

Wilson Mesquita de Almeida - -

Professor da Universidade Federal do ABC. Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Mestre e doutor em Sociologia e pós-doutor em Educação pela mesma universidade. Autor de livros e pesquisas sobre acesso e permanência no ensino superior, políticas públicas relativas a esses temas, ações afirmativas e desigualdades educacionais, entre outros temas.


Profissão: docente. O professor na sociedade e na mídia
A questão docente no Brasil e o espaço do(a) professor(a) no debate público de educação. Como garantir a voz docente na cobertura jornalística sobre carreira e também acerca de políticas educacionais?

Sobre os Palestrantes

Bernadete Gatti - -

Presidente do Conselho Estadual de Educação de SP e vice-presidente da Fundação Carlos Chagas. Professora aposentada da USP, tem doutorado em Psicologia pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot e pós-doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. É uma das maiores pesquisadoras em formação docente do país.

Solange Miranda - -

Professora e coordenadora pedagógica interina da Escola Municipal de Educação Infantil Nelson Mandela, em São Paulo.


O PIB e a educação; O peso da educação na economia. E o jornalista com isso?
A capacidade de um país produzir riqueza tem forte ligação com os níveis educacionais. Mas qual é afinal o peso da educação na economia de uma nação? Por que o debate econômico não se aprofunda de maneira qualificada no universo da educação? E a cobertura de educação, consegue ir além?

Sobre os Palestrantes

Flávio Comim - -

Economista do desenvolvimento, com doutorado na Universidade de Cambridge e pós-doutorado em de Harvard. Atualmente, é professor de economia da School of Management do IQS/Universitat Ramon Llull em Barcelona e professor associado de Cambridge, onde leciona uma matéria de 'Educação e Desenvolvimento Humano'. Já trabalhou para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e foi consultor de várias outras agências da ONU. É um dos criadores do Círculo da Matemática do Brasil.

Nelson Cardoso do Amaral - -

Doutor em Educação, pesquisador em financiamento da educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás


Tecnologia e inovação na educação
As palavras inovação e tecnologia se destacam nas discussões sobre a escola contemporânea. Uma temática que desafia professores, estudiosos e jornalistas. Mas sobre o que, afinal, estamos falando? Há evidências de que a tecnologia traga resultados efetivos para o aprendizado?

Sobre os Palestrantes

Helena Singer - -

Vice-presidente da Ashoka para a Juventude na América Latina e membro do Instituto de Estudos Avançados da USP. Doutora em Sociologia pela USP, com pós-doutorado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Diversidade da Unicamp. É autora, entre outros livros, de República de Crianças: Sobre Experiências Escolares de Resistência" (Mercado de Letras, 2010).

Priscila Gonsales - -

Master em Educação, Família e TIC pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), cursou Design Thinking na ESPM-SP, pós-graduada em Comunicação e Educação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo. Co-fundadora do Instituto Educadigital, atua na área de educação e cultura digital desde 2001. É consultora especialista da pesquisa TIC Educação do CETIC.br.

Renata Roberta de Albuquerque Cunha Pessoa - -

Pedagoga, pós graduada em Educação Infantil e tem mais de 12 anos de experiência em sala de aula. Já foi educadora de Robótica Educacional. Atualmente, tem buscado se apropriar de métodos ativos e novas tecnologias para a transformação das práticas pedagógicas da Escola Manoel Domingos de Melo, localizada em uma comunidade do campo de Vitória de Santo Antão (PE).

Terça, 7 de agosto - 09h às 10h


2016 e além: cobrindo educação em tempos de mudança e o que podemos aprender com o fenômeno Trump
Presidente da Education Writers Association (EWA) fala sobre a experiência americana de como cobrir o então candidato Donald Trump nas questões de educação.

Sobre o Palestrante

Greg Toppo (EUA) - -

Presidente da Education Writers Association, a associação de jornalistas de Educação dos EUA, e editor senior do site Inside Higher Ed. Trabalhou no USA Today cobrindo educação por 16 anos. Antes de se tornar jornalista, foi professor de escolas públicas e privadas por oito anos. É autor do livro "The Game Believes in You: How Digital Play Can Make Our Kids Smarter”, sobre a adaptação de tecnologias em escolas.

Terça, 7 de agosto - 10h às 11h10


Como a educação pode se projetar na cobertura de eleições?
Editores contam como a educação entra na pauta, sobretudo na época eleitoral, marcada por grande quantidade de notícias. Quais os desafios na disputa de espaço com outros temas? O que é uma boa pauta de educação em veículos não especializados?

Sobre os Palestrantes

Andre Luiz Costa - -

Diretor executivo de jornalismo da Band e da BandNews TV. Em 2005, liderou a criação rádio BandNews FM, emissora que dirigiu por 9 anos. É formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Caio Quero - -

Editor-executivo da BBC Brasil, onde também atuou como produtor, editor-assistente, correspondente no Rio de Janeiro e repórter em Nova York. Formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Relações Internacionais pelo King’s College London.

Monica Weinberg - -

Editora-executiva e chefe da sucursal da Veja no Rio, também responsável pela cobertura de educação. Está há 19 anos na revista.

Terça, 7 de agosto - 11h30 às 12h20


Olhar estrangeiro: as reformas educacionais
Para sair do papel, políticas como a Base Nacional Comum Curricular e a reforma do ensino médio demandam do Brasil transformações em níveis nunca experimentandos no país. O mesmo ocorre com políticas já atrasadas previstas pelo Plano Nacional de Educação. Qual é a experiência internacional em grandes reformas educacionais? O sistema brasileiro parece estar preparado para grandes mudanças?

Sobre os Palestrantes

David Plank (EUA) - -

Professor da Escola de Educação da Universidade Stanford e diretor executivo do Pace, órgão independente que analisa as políticas públicas de educação na Califórnia. Já fez pesquisa sobre a BNCC e foi professor da Universidade Federal da Bahia.

Martin Carnoy (EUA) - -

Professor da Escola de Educação da Universidade Stanford, membro da Academia Nacional de Educação dos EUA. Fez pesquisa comparativa entre os sistemas de educação de Brasil, Chile e Cuba.

Terça, 7 de agosto - 12h20 às 13h10


O universo de educação no cinema: o que podemos aprender?
A busca por um jornalismo de educação de impacto passa pela reflexão sobre como tratar esse tema de forma sensível, leve, didática, sem abrir mão do rigor, elaboração e profundidade. Dois cineastas bem sucedidos no universo da educação compartiham experiências e técnicas: João Jardim, de Pro Dia Nascer Feliz, e Cacau Rhoden, de Nunca me Sonharam.

Sobre os Palestrantes

João Jardim - -

Cineasta. Dirigiu o longa-metragem Pro Dia Nascer Feliz sobre a educação no Brasil. O filme ganhou de mais de 10 prêmios. Sua carreira no cinema teve início com o premiado documentário de longa-metragem Janela da Alma. Outro destaque é Lixo Extraordinário (Waste Land), em que foi co-diretor. O filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário e ganhador da Mostra Panorama do Festival de Berlim. Na televisão, seus últimos trabalhos foram as séries documentais Liberdade de Gênero, sobre pessoas trans, e Amores Livres, sobre arranjos amorosos contemporâneos, ambas para o canal GNT.

Cacau Rhoden - -

Cineasta e dirigiu o documentário Nunca Me Sonharam, que faz um panorama sobre o ensino médio e a educação brasileira. Também dirigiu Tarja Branca - A Revolução que Faltava. A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar.

Terça, 7 de agosto - 14h30 às 14h50


A escola que quero. A visão do estudante
A visão de quem está no banco de estudos.

Sobre o Palestrante

Aniely Silva - -

Aniely Silva, 20 anos, é bolsista do curso de Ciências Sociais na Universidade Nove de Julho e orientadora socioeducativa no Centro de Referência e Defesa da Diversidade. Sua trajetória escolar foi toda na Escola Estadual Prof. Artur Chagas Júnior, em Sapopemba, na Zona Leste de SP. Participou das ocupações das escolas no estado no ano de 2015. Fez cursos sobre Direito à Educação e à Igualdade de Gênero na escola.

Terça, 7 de agosto - 14h50 às 15h40


A percepção do público sobre o noticiário de educação
O que pensa o público sobre a cobertura da imprensa da educação? Como se relaciona com as matérias? Como costuma se informar? A Jeduca apresenta pesquisa inédita sobre o tema. Unesco e Andi também apresentam a pesquisa ``Análise da educação na mídia 2016-2017”, sobre as tendências da cobertura do tema nas plataformas online no período.

Sobre os Palestrantes

Ana Lucia Lima - -

Economista. Atuou como CEO do IBOPE Mídia até 2003 e diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro entre 2005 e 2015.Em 2016, fundou a Conhecimento Social, consultoria especializada em produção de conhecimento para o campo social.

Miriam Pragita - -

Diretora executiva da Andi - Comunicação e Direitos e secretária executiva da RNPI - Rede Nacional Primeira Infância (2018-2020). É graduada em Educação Física pela URGS, pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela FGV e, em 2018, cursou, em Harvard, o Curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância.

Eugênio Bucci - -

Jornalista, graduado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade de São Paulo, é Professor Titular da ECA-USP. É membro do conselho do IdEA (Instituto de Estudos Avançados), da Unicamp. Foi superintendente de Comunicação Social da USP entre 2015 e 2018. Na Editora Abril, exerceu as funções de repórter, editor, editor sênior, diretor de redação e, finalmente, Secretário Editorial. Foi presidente da Radiobrás (de 2003 a 2007). É articulista quinzenal em O Estado de S. Paulo.

Terça, 7 de agosto - 15h40 às 17h30


Como investigar grandes bases de dados de educação?
Os microdados da educação são potentes. E gigantes. Não adianta tentar rodar no seu programa de planilhas do dia a dia (Excel, Google Sheets e por aí vai), ele não vai dar conta. Pra conseguir trabalhar esses dados, um dos caminhos é utilizar o SQL, uma linguagem de consulta para grandes bases de dados. Nessa oficina prática, os instrutores da Escola de Dados vão ensinar as consultas mais comuns utilizando o programa SQLite para extrair pautas relevantes dos microdados do Inep. Atividade exclusiva para jornalistas que produzem conteúdo, associados ou não à Jeduca.

Sobre os Palestrantes

Alvaro Justen - -

Também conhecido como Turicas, é usuário, ativista e colaborador de projetos de software livre há mais de 9 anos, pythonista e disseminador do Arduino e de diversas iniciativas colaborativas. Atualmente ministra cursos sobre Arduino e Python por todo o Brasil, palestra em diversos eventos de tecnologia, desenvolve software em Python e vários projetos usando o Arduino.

Natália Mazotte - -

Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, onde lidera o programa da Escola de Dados, e co-fundadora da revista digital Gênero e Número. É docente nos cursos de pós-graduação em Jornalismo Digital da PUC-RS e da IESB e instrutora em cursos do Knight Center, da Universidade do Texas. Tem mestrado em comunicação na UFRJ e pós-graduação em Estratégia Digital na Universidade Pompeu Fabra.

Terça, 7 de agosto - 15h40 às 16h30


Plano Nacional de Educação: Por que o país está deixando seu plano de lado?
Aprovado no Congresso Nacional por unanimidade e sancionado sem vetos em 2014, o PNE traça metas e estratégias para a educação a longo prazo. Crise financeira, instabilidade política e falta de prioridade dos governos se sobrepuseram ao esforço necessário para o atendimento dessa agenda. Qual peso ele pode ter na eleição e no próximo governo? Quais são os caminhos, tanto para instituições quanto para a cobertura jornalística?

Sobre os Palestrantes

João Paulo Faustinoni e Silva - -

Promotor de Justiça e coordena o Grupo de Atuação Especial de Educação do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Anna Helena Altenfelder - -

Pedagoga. Mestre e doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, foi professora e coordenadora pedagógica do ensino básico. É presidente do Conselho de Administração do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), onde atua há mais de quinze anos como superintendente, pesquisadora, formadora, autora de materiais de orientação para professores e gerente de projetos.

Mariza Abreu - -

Formada em História e Direito pela UFRGS. Já foi professora das redes privada e estadual de ensino do RS, secretária de assuntos educacionais da CNTE, secretária municipal de educação de Caxias do Sul e estadual do Rio Grande do Sul e presidente da Undime/RS. Atualmente, é consultora da CNM na área técnica da Educação.

Terça, 7 de agosto - 16h50 às 17h40


Como fiz meu TCC sobre educação
Jornalistas recém-formados contam como produziram seus Trabalho de Conclusão de Curso sobre educacão.

Sobre os Palestrantes

Guilherme Guerra e Paula Calçade - -

Guilherme Guerra e Paula Calçade são formados em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e, pela instituição, foram durante 1 ano e meio editores da Esquinas, a revista-laboratório do curso. Finalizaram juntos, em 2017, o TCC Vozes do ensino médio, uma reportagem multimídia sobre os desafios dessa etapa. Após a faculdade, Guilherme Guerra foi trainee de economia do Estadão e Paula Calçade foi repórter do portal da Nova Escola.

Ana Carla Bermúdez - -

Formada em Jornalismo pela ECA-USP. Ainda na faculdade, começou a trabalhar com jornalismo de educação. Em 2017, como TCC, produziu e dirigiu o documentário "Na Sombra do Ceibo", que conta a trajetória de dez anos do Plano Ceibal, política do governo uruguaio que dá um computador para cada criança que estuda em escola pública no país. Atualmente trabalha como repórter no portal UOL.


Financiamento da educação: o novo Fundeb no novo governo
O debate sobre financiamento da educação é essencial não só na cobertura jornalística sobre o tema, mas também nas discussões sobre os rumos do país. Os debates para o novo Fundeb já começaram no Congresso.

Sobre os Palestrantes

Naercio Menezes - -

Professor titular (Cátedra IFB) e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper, professor associado da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências, colunista do jornal Valor Econômico e consultor da Fundação Itaú Social. É doutor em Economia pela Universidade de Londres.

Salomão Ximenes - -

Professor adjunto do bacharelado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC (Universidade Federal do ABC). Doutor em Direito do Estado pela USP, com graduação em Direito e mestrado em Educação Brasileira pela UFC (Universidade Federal do Ceará).


Aprofundamento da sessão sobre percepção do público sobre jornalismo de educação.
Conversa mais aprofundada sobre a pesquisa Datafolha/Rede de Conhecimento Social sobre percepção do público sobre matérias de educação.

Sobre o Palestrante

Rede de Conhecimento Social. - -

Terça, 7 de agosto - 16h50 às 18h30


De olho no Legislativo
O avanço (e o recuo) de políticas educacionais também depende do Legislativo. Como acompanhar o trabalho nas casas legislativas? O que atual legislatura produziu, quais perspectivas para os próximos anos?

Sobre o Palestrante

Heloisa Oliveira - -

Principal executiva e gestora da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente desde Julho de 2010, coordenando a atuação de incidência política junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal. É membro da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como representante da sociedade civil.


Como cobrir uma campanha em que a discussão moral pode prevalecer sobre a educação
A exclusão de discussões de gênero e sexualidade da base curricular e projetos chamados de ``Escola sem Partido`` ganharam relevo no debate público recente. O que não deve ser diferente nas eleições. Esse cenário expõe uma forte discussão moral na sociedade e levanta questões sobre o papel da escola e da educação. Esse encontro vai refletir coletivamente sobre todos os aspectos envolvidos nessa problemática para, no fim da sessão, construir uma pauta jornalística.

Sobre os Palestrantes

José Sérgio Fonseca de Carvalho - -

Professor titular de Filosofia da Educação na USP. Foi pesquisador convidado da Universidade de Paris VII -Denis Diderot (2011-2012). Tem atuado ainda na área de formação de professores em direitos humanos, com projetos vinculados às redes públicas de ensino básico. É pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP, onde coordena o Grupo de Pesquisas "Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória".

Livia Perozim - -

Edita a revista Nova Escola e outros produtos editoriais da Associação Nova Escola. Atua na cobertura educacional há quinze anos. Dirigiu as publicações de Carta Capital voltadas a professores, assessorou o ministro Renato Janine Ribeiro no Ministério da Educação, reformulou e editou o jornal Joca, único dirigido a crianças no Brasil.

Terça, 7 de agosto - 17h50 às 18h40


Educação e federação: Regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação
A viabilização de um regime de colaboração entre os entes federativos é apontada como essencial para a consolidação do sistema educacional, com possibilidades efetivas de melhoria da oferta de educação no país. Quais são os entraves e os caminhos para esse processo? Por que o Sistema Nacional de Educação, previsto no PNE, não avançou?

Sobre os Palestrantes

Fernando Luiz Abrucio - -

Professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (SP) desde 1995, onde ocupa o cargo de coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. Já foi colunista político do Jornal Valor Econômico e hoje esrceve para a revista Época. Mestre e doutor em ciência política pela USP, pesquisa temas nas áreas de ciência política, administração pública, políticas públicas e política comparada, tais como federalismo, relações intergovernamentais e políticas educacionais.

Binho Marques - -

Governador e vice-governador do Acre, secretário estadual de Educação daquele estado e também chefiou a pasta municipal em Rio Branco. Foi secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação.


A expansão de vagas e o debate da qualidade na educação infantil
Muitas crianças de até 5 anos ainda estão fora da escola, mesmo com avanços na expansão de matrículas em creches e pré-escolas. Estudos apontam fragilidade na qualidade desse atendimento. Quais os fatores essenciais dessa equação?

Sobre os Palestrantes

Maria Malta Campos - -

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, professora aposentada do Programa de Pós-graduação em Educação - Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e presidente da diretoria colegiada da ONG - Ação Educativa.

Cláudia Pimenta - -

Professora da rede estadual de São Paulo há 25 anos; assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas (FCC) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).


Lei de Acesso à Informação e a cobertura de educação
Quais estratégias podem ajudar o jornalista no uso da LAI, casos de sucesso e desafios persistentes.

Sobre os Palestrantes

Leo Arcoverde - -

Produtor de reportagem da GloboNews em São Paulo e fundador e editor-chefe do site Fiquem Sabendo. Foi repórter do jornal Agora São Paulo e é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luiz Fernando Toledo - -

Repórter do jornal O Estado de S. Paulo desde setembro de 2013. Escreve sobre administração pública, com ênfase em educação. Foi fellow do International Center for Journalists (ICFJ), com bolsa do Departamento de Estado dos EUA, o trabalhou na redação da ProPublica. Lá fez pesquisas para projetos relacionados à Lei de Acesso à Informação americana (Freedom of Information Act).


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